PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR
PLANOS DE AULAS
Ensine cartografia para a turma usando o Google Earth
Bloco de Conteúdo
Geografia
Objetivos
- Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.
- Comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.
Conteúdos
- Cartografia.
- Localização espacial.
Anos
6º ao 9º.
Tempo estimado
Oito aulas.
Material necessário
Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet e o programa Google Earth
Desenvolvimento
1ª etapa Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num croqui, cuidando para representar as referências.
2ª etapa Diante do computador, divida a turma em grupos e solicite que explorem este site. Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.
3ª etapa Hora de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.
4ª etapa Peça que comparem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar.
Avaliação
Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.
Título: A Arte dos Mosaicos e a Geometria
Tipo do recurso: Vídeo
Objetivo: Fazer uma ligação entre a arte dos mosaicos e a geometria, despertando no aluno mais interesse pelo estudo de geometria, quando percebe que esta arte se encontra em vários locais por onde passa
Descrição do recurso: É um vídeo que relaciona a matemática com a arte dos mosaicos. Fazendo um recorte histórico da origem dos mosaicos na antiga mesopotâmia, passando pelo império bizantino, nas obras de arte religiosas, mostrando que a razão da existência dessa arte é geométrica. Apresenta a definição de superfície plana e das principais figuras geométricas que são utilizadas na obtenção dos mosaicos mais conhecidos
Componente Curricular: Ensino Fundamental::Séries Finais::Matemática
Tema: Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Matemática::Espaço e forma
Autor(es): Martins, Nilton César
Idioma: Português (pt)
País: Brasil (br)
Fonte do recurso: Nilton César Martins
Descrição: Seria interessante uma atividade de reconhecimento das propriedades das figuras planas utilizadas na construção de alguns mosaicos
Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=6vHbGMpVpl0&feature=related
Detentor do direito autoral: Nilton César Martins
Licença: Termo cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação
Submetido por: Universidade Federal do Ceará (UFC/IFCE)
URI: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10603
Disponível em: Ensino Fundamental Final: Matemática: Softwares Educacionais
Ensino Fundamental Final: Matemática: Vídeos
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