sábado, 28 de agosto de 2010

Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
O hipertexto é uma ferramenta pedagógica riquíssima, pois, permite aos alunos produzir, levantar duvidas pesquisar e criar, além de propiciar a interação com os demais colegas. Cabe ao professor fazer intervenções necessárias para que o aluno possa achar sentido naquilo que está aprendendo, por exemplo: se o tema trabalhado, é ‘água’ o professor pode pedir que o aluno pesquise sobre o tema e use o powepointe para montar os is lides pesquise também as imagens, acesse o youtube para baixar filme sobre o tema em questão e apresentar em sala de aula fazendo uso do data show . É lógico que o professor não pode esquecer que a exclusão digital ainda é muito grande, por isso faz-se necessária as devidas intervenções para acompanhar de perto o rítimo de cada aluno, para isso é preciso que haja uma relação de reciprocidade entre professor e aluno.
Se a escola não inclui a internet na educação das novas gerações, ela está na contramão da historia, alheia ao espírito do tempo e, criminosamente produzindo a exclusão social ou exclusão da cibercultura. Quando o professor convida o aprendiz a um site, ele apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um novo conteúdo curricular, mas contribui pedagogicamente para inclusão desse aprendiz na cibercultura.( Marco Silva, p.63)

Nenhum comentário:

Postar um comentário